Notícias

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE | PROJETO URBAN AIR

ENFORCE de mãos dadas com a sustentabilidade

A Semana Europeia da Mobilidade foi lançada em 2002 e, desde então, celebra-se anualmente de 16 a 22 de setembro.

Aproveitamos a importância desta data para dar a conhecer melhor o Projeto URBAN AIR, resultado de uma parceria transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no âmbito do programa Interrreg/Poctep.

O projeto URBAN AIR conta com a participação das Universidades de Valladolid (Espanha) e da Beira Interior (Portugal), juntamente com a EREN (Ente Regional de la Energia de Castilla y León), o Centro Tecnológico CARTIF, a Enforce – Engenharia da Energia e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro.

O objetivo primordial deste projeto é a monitorização dos parâmetros ambientais das cidades de Valladolid e Covilhã, através de sensores móveis instalados em bicicletas que irão circular em ambas as cidades.

Dadas as características orográficas da Covilhã, as bicicletas do projeto português serão elétricas.

A ENFORCE foi a responsável pela conceção e construção das estações de carregamento das bicicletas elétricas, em que a geração de energia elétrica é conseguida através de painéis fotovoltaicos, com apoio de baterias de acumulação de alta tensão.

De forma simples e eficaz, graças ao URBAN AIR podemos determinar a influência das ações levadas a cabo na atmosfera de ambas as cidades.

O URBAN AIR não só mede a qualidade do ar como pretende melhorar a nossa qualidade de vida.