Notícias

ENFORCE põe fio elétrico dos automóveis, ainda mais verde

Este ano, que agora chega ao fim, difícil para todos, não baixamos os braços e continuamos a erguer mais sustentabilidade nos nossos clientes.

A Coficab Portugal, empresa dedicada à produção de cabos de dados e sensores para o ramo automóvel, concluiu este ano o maior investimento na região de toda a Beira Interior, e não deixou de lado a sua sustentabilidade.

No total são 50 milhões de investimento que irão criar 300 postos de trabalho até 2021. A unidade fabril encontra-se ainda em processo de certificação IATF, ISO 9001 e ISO 14001.

Trata-se de uma unidade industrial vocacionada para o desenvolvimento tecnológico em três vertentes: eletrificação, conetividade e condução autónoma. Irá dedicar-se ao desenvolvimento de cabos para automóveis com a tecnologia 4.0.

«A Guarda é para nós, também, a porta de entrada para o nosso desenvolvimento global e tecnológico. Por isso, hoje somos os líderes na produção de cabos para a indústria automóvel. Estamos presentes em quatro continentes com 12 fábricas, da China aos Estados Unidos. A Guarda foi mesmo muito importante para o nosso sucesso», referiu em tempos Hichem Elloumi, Presidente da Coficab.

Esta nova fábrica tem instalada uma central fotovoltaica para autoconsumo, totalmente integrada na arquitetura da nave industrial.

No total foram instalados, pela ENFORCE, 2983 painéis fotovoltaicos dos quais 2543 instalados em cobertura e 440 integrados numa estrutura de sombreamento para veículos, perfazendo uma potência total instalada, de 999,3kWp.

Esta Central Fotovoltaica em autoconsumo, que produzirá anualmente 1590 MWh de eletricidade, representando cerca de 20% do consumo total da unidade industrial, evitará ainda a emissão de 360 kg de CO2. Toda a eletricidade gerada será autoconsumida nas instalações.